RSS Feed

Dr. Mangá recomenda: Bakuman

Dr. Mangá recomenda: Bakuman

Bakuman é um mangá que conta a história de dois rapazes que decidem tornar-se mangakás (criadores de mangá). Esses dois rapazes são Mashiro Moritaka e Takagi Akito, em que o primeiro está encarregado da arte e o segundo da história.
O enredo de Bakuman começa com Mashiro Moritaka, que se encontra no nono ano, que se esquece do seu caderno, com um desenho da sua paixão e colega de classe, Azuki Miho, numa sala de aula. Quando ele percebe e volta à sala, depois de terem terminado as aulas do dia, o seu colega, Takagi Akito, encontra-se à espera do jovem mangaká com o seu caderno na mão.
Takagi, então, tenta convencer Mashiro a se tornar um mangaká e pede-lhe para ilustrar as suas histórias. No entanto, Mashiro resiste ao convite devido à desilusão com a sociedade moderna e o destino do seu tio, um antigo mangaká, que morreu por excesso de trabalho, enquanto tentava recuperar o estatuto que tinha anteriormente.

Mashiro acaba por aceitar a proposta de Takagi e para terem a maior probabilidade de sucesso, tentam que a sua história seja publicada na revista semanal Shonen Jump e tentam criar o mangá mais popular da revista, o que será algo difícil tendo em conta os seus ‘adversários’.

Este é um mangá escrito por Tsugumi Ohba e desenhado por Takeshi Obata, a mesma dupla de criadores de Death Note. O primeiro capítulo foi publicado no dia 11 de Agosto de 2008 e o último no dia 7 de Maio de 2012. O seu primeiro volume foi lançado no dia 5 de Janeiro de 2009 e o último volume foi lançado dia 4 de Julho de 2012 (note-se que as datas dos capítulos e volumes referem-se aos lançados em japonês). Actualmente foram lançados 12 volumes em inglês. No total a série possui 176 capítulos e 20 volumes.

Bakuman conta com uma excelente arte um bom enredo e desenvolvimento dos factos, embora no final se note um pouco de aceleração na conclusão da série, o que pode ter prejudicado um pouco a mesma.
Em relação ao anime pode-se contar com duas temporadas (cada uma com 25 episódios) e uma terceira temporada já confirmada que estreará em Outubro de 2012. O anime é muito bom, captando toda a essência do mangá sem nunca nos cansar. O anime não perde nada em qualidade para o mangá. Altamente recomendável.

No geral, a série possui uma boa arte e uma boa história (excepto uns pequenos pormenores), o que a faz merecer uma oportunidade de leitura. Se tiverem oportunidade vejam o anime e depois leiam o mangá a partir do ponto em que o anime acaba. Seria uma excelente série a publicar em Portugal devido à sua qualidade e ao reduzido número de volumes. Para todos os aspirantes a artistas de Mangá este é sem dúvida um excelente ‘Manual de Sobrevivência de Mangakás’.

Nota: 8 Hadoukens em 10

Anúncios

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: