Dr. Mangá Recomenda: TORIKO

Dr. Mangá Recomenda: TORIKO

Uma série de mangá shonen criada pelo génio mangaka Mitsutoshi Shimabukuro que conta, já, com anime e que vem aumentar o leque de séries Nipónicas dedicadas à culinária, depois do estrondoso sucesso da série ‘Yashitaki Ja-pan’.

Quem diria que uma história que tem como base comida, se tornaria um dos maiores sucessos, actualmente, da Shonen Jump (a revista top do mangá semanal), estando, por vezes, à frente de grandes sucessos como Naruto e One Piece, fazendo trio com os mesmos no top 3 da revista!

A história de Toriko tem como base a procura e degustação de todo o tipo de comida e bebida, numa Era em que a comida tem mais valor do que qualquer outra coisa no mundo. Para isso é necessário passar por muitas lutas, obstáculos e aventuras, sendo esse o interesse da história.

 

É aí que aparecem as duas personagens principais desta série.

Toriko é um bishoku-ya, ou seja, uma pessoa que é requisitada para a aquisição de certos ingredientes e que tem como maior prazer, a prova dos mesmos. É aí que surge Komatsu e os dois completam-se, visto que, Komatsu é um talentoso cozinheiro que tem um prazer enorme em cozinhar os ingredientes que Toriko colecta. Os dois têm como principal objectivo a obtenção de “GOD”, um prato que consegue parar guerras e que abrirá caminho à grande era Gourmet.

Image

 

Toriko conta com 18 volumes até ao momento e não tem perspectiva de termino, tal é o seu sucesso. Tem como principal ponto forte a sua história, que apesar de não ser de “porrada” (um tema em que a Shonen Jump é rainha), tem acção q.b. e um humor leve e agradável.

O traço do autor, embora não seja nenhuma obra de arte, é agradável e adequado a uma série shonen, relembrando o traço algo ‘naif’ do saudoso Akira Toriama.

 

Image

Vale a pena comprar e acompanhar Toriko (e publicar em Portugal)?

 

Vale sem dúvida alguma! Toriko é uma série que ainda irá durar por mais alguns anos, tem uma história sólida e agradável, uma arte satisfatória e ainda muito para mostrar. As sagas são envolventes e quando se começa a ler uma, só se acaba de ler no final da mesma. Ou seja, Toriko é aconselhadíssimo para todo o tipo de públicos.

 

Nota: 9 Kamehames em 10

 

P.S.: Damos as boas vindas ao Dr.Mangá, que a partir deste post passa a fazer parte da ‘comunidadi’.

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

Deixe um comentário