RSS Feed

From your man up in the North: Formatinhos de volta as papelarias, JÁ!

No passado mês de Outubro a Abril Jovem voltou a publicar Banda Desenhada de Super Heróis, depois de mais de uma década de inactividade.

Photobucket

A editora Abril fundada por Victor Civita, começou por publicar no Brasil, no início dos anos 80 do século passado revistas em formato menor que os comics (o saudoso ‘formatinho’) que dominaram as ‘bancas’ durante mais de vinte anos.

No Brasil, assim como em Portugal, onde inicialmente se distribuíam as sobras do mercado Brasileiro, os leitores leram durante anos as aventuras dos super heróis Norte-Americanos em revistas como Heróis da Tv, Super Aventuras Marvel, Grandes Heróis Marvel, Super Powers, DC 2000, A Espada Selvagem de Conan, assim como revista relacionadas com diversas personagens principais das duas grandes editoras Norte Americanas (Marvel e DC).

Photobucket

Nos inícios do século XXI por imposição das casas Mães dos títulos Norte Americanos publicados no Brasil, o formatinho foi proíbido e a Abril Jovem viu-se obrigada a apostar num novo formato, comic, que foi designado nesta antiga editora como o formato Premium. Tentou-se durante alguns meses a publicação neste formato e nos mesmos moldes de edição do formatinho, isto é, 4 histórias originais por edição Brasileira, mas o aumento dos preços afastou de vez o leitor alvo, as crianças e os adolescentes que viam no formatinho uma forma económica de ter acesso aos super-heróis favoritos e assim a Abril Jovem viu-se obrigada a passar o testemunho.

Em Portugal, ainda antes da passagem de direitos de publicação da Abril Jovem para a Panini no Brasil, a Abril Portuguesa foi adquirida pela ControlJornal de Pinto Balsemão, que em poucos meses de publicação desistiu da renovação dos direitos de publicação de toda a linha de Super Heróis deixando orfãos milhares de leitores no doloroso ano de 1997.

Em 1999 esses direitos foram adquiridos pela Editora Devir, que conseguiu o grande feito de publicar em Português até 2005, altura em que a Internacional Panini decidiu retirar injustamente os direitos de publicação de material Norte-Americano a esta editora, para que um ano depois voltássemos a receber as sobras do mercado Brasileiro, ainda que agora no formato Panini (comic com 100 páginas) que vigora desde então.

Photobucket

Nestes últimos 30 anos muitas foram as ‘casas’ pelas quais a BD Norte Americana passou e foi publicada, mas de há seis anos até à data perdeu-se em definitivo o poder de cativação que a BD teve durante décadas junto do público mais jovem.
Já não há o hábito de emprestar BD aos amigos, de poupar os trocos dos recados feitos aos pais, para se passar religiosamente nas papelarias nas primeiras semanas do mês em busca dos ansiados ‘formatinhos’ mensais, mas não deixamos de pensar se não seria possível voltar a incentivar esses hábitos.
Bastava que para tal as novas colecções de formatinhos de Super Heróis que surgiram no Brasil, invadissem novamente as nossas papelarias e se incentivasse a nova geração a recuperar esses hábitos (através de uma cuidada e didática manobra de relações publicas como tem feito a Maurício de Sousa Produções).

Photobucket

É certo que existem os ‘Paninis’, mas o seu formato e as suas capas ‘adultas’ afastam, em primeiro lugar, os pais da compra de Banda Desenhada de Super Heróis para os mais novos, o que com o tempo vai impedir que o público leitor de BD se renove.

Deixo-vos com as capas dos 4 novos títulos em formatinho e uma esperança de que estes ainda venham a chegar ao nosso pais e que tal como no filme de que vos deixo o trailer a Banda Desenhada seja o motor de uma nova geração de mentes imaginativas.

Anúncios

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

One response »

  1. Duvido que chegem aqui mas nunca se sabe,e o Formatinho é visto de uma forma muito romantizada e ele não tinha só coisas boas,como os ultimos formatinhos combo da Abril/cj.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: