RSS Feed

From your man in the Island – Banda Desenhada na Ilha

Quando cheguei em Setembro à Graciosa, deparei-me com uma ilha onde o deserto bedéfilo era imenso.

Na única livraria existente na ilha nem uma única Banda Desenhada existia, o mesmo acontecendo na biblioteca municipal e apenas na biblioteca escolar se encontrava BD de mil e ‘oitecentos-e-troca-o-passo’ cheia de caruncho e traça.

Prometi naquele mesmo dia, que apesar da minha separação litigiosa com o mundo da BD no ‘contenente’, antes de me ir embora iria fazer com que esta ilha tivesse direito ao seu primeiro ‘Dia Mundial da Banda Desenhada’.

O dia teve de ser adiado um mês (a data internacional é o primeiro sábado de Maio) devido ao meu vizinho islandês, mas finalmente nesta manhã chuvosa chegou à Graciosa um bébé de 10 kilos.

Este dia foi possível graças ao meu velho camarada de armas Hugo Jesus da Central Comics que me mandou vir BD ao Quilograma dos E.U.A. para distribuir pela miudagem dos primeiro, segundo ciclos e ensino recorrente.

A data devidamente contextualizada com uma concurso de Banda Desenhada sobre ‘A Menina do Mar’, uma exposição de originais de Henrique Valadas, uma sessão de cinema com o já clássico da animação ‘Persepólis’ (que arrancou umas valentes gargalhadas à miudagem e que os fez ao mesmo tempo fazer pensar nas injustiças que se fazem por esse mundo fora em prol das politiquices) foi um verdadeiro sucesso apreciado por miúdos e graúdos (que vendo tanta bd se assumiram como antigos ‘comic geeks’).

Há quase 10 anos atrás tinha experimentado fazer o mesmo tipo de actividade em Pinhal Novo, em menor escala. Correu bem, mas na altura lembro-me da iniciativa ter sido classificada por um grande argumentista da nossa praça como ‘infantil’, ‘insipída’ e ‘ignorante’ (os maravilhosos três ‘i’s).

Muito agradeço essa critica tão construtiva, pois dez anos depois ainda por cá ando e não há nada melhor do que ver um sorriso na cara de um aluno, quando ele abre pela primeira vez uma Banda Desenhada.

Never Give Up, Never Surrender…this is Graciosa and they are the best in what they do. ^_^

Anúncios

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

3 responses »

  1. Boa iniciativa!
    🙂

    Abraço

    Responder
  2. O pior vai ser fazer os putos comprarem a borlix tb eu.

    Responder
    • O objectivo não é faze-los comprar, mas sim divulgar a Nona Arte num sítio onde ela é quase inexistente e onde é preciso pagar uma taxa extra para se ter banda desenhada regularmente.

      O que aconteceu já foi muito bom e já deu para plantar o bichinho da criação artistica em muitos deles.

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: