RSS Feed

From your man in the island:FIBDA 2009

Este ano o FIBDA faz vinte anos e agora que parece ter uma casa fixa (logo veremos depois das eleições) vamos a ver como será este ano a “festança”.

Graças às livrarias especializadas continuamos a ter alguns autores de ‘comics’ presentes no festival, mas a lista dos autores que o próprio festival traz continua a ser caótica e repetitiva.

As editoras parecem ter desistido de vez de trazer autores ao FIBDA (Beja neste aspecto é mais merecedora dessa atenção, e ainda bem pois faz por merece-lo) e cada vez menos os autores Portugueses merecem destaque como cabeças de cartaz (algo que em todos os meios se verifica, da música ao Benfica, os executantes nacionais nunca merecem o mesmo respeito de um estrangeiro).

Vemos este ano o cosplay a subir de tom dentro do festival, mas apesar disso a atenção dada ao mundo nipónico continuar a ser quase nula.

Este evento realizado no espaço do FIBDA, neste momento vale o que vale apenas pela sua dimensão, porque em termos de condições muitos são os que se queixam de que o espaço reservado a este acontecimento é claustrofobico e que está organizado de forma caótica quando comparado com certames do mesmo estilo (Anipop e Yukimeet).

Há 10 anos atrás tivemos uma edição do FIBDA dedicada ao mundo dos ‘comics’, acho que está na altura do FIBDA se dedicar, nem que seja durante um ano ao Japão e à sua cultura bedéfila (uma ideia a pensar para a próxima edição).

Quanto aos Prémios nacionais da Banda Desenhada, cada vez mais se deviam chamar os Prémios ASA, por ser quase a única editora que merece avaliação por parte do júri, no que concerne à publicação de obras vindas de fora (dizem as boas línguas que é por ser a única que manda provas gratuitas das obras para o júri analisar).

A organização do concurso parece continua a não querer pesquisar por conta própria o que se faz em B.D. pelo nosso país fora (mesmo estando ligados ao CNBDI) e apesar de termos algumas situações que se aplaudem (finalmente autores independentes e pequenas editoras nomeados nas categorias principais) ainda não é este ano que deixámos de ter uma pequena polémica.

No ano passado vimos criada uma secção para “melhor álbum português publicado no estrangeiro”, que nos pareceu um bocado desligado da realidade por ter apenas um concorrente, o livro “Merci, Patron” de Rui Lacas.

O prémio valeu por ter mostrado aos “tubarões” editoriais que não precisamos deles para exportar o nosso produto artístico, mas este ano, que foi excelente em termos de autores Portugueses no estrangeiro, a organização decidiu que essa secção não teria nomeados.

Um grande erro, tendo em conta que tivemos cinco autores publicados lá fora, 3 deles nos EUA (Ricardo Tércio, João Lemos e Nuno Plati) e dois na Polónia (João Mascarenhas e José Carlos Fernandes).

Espero sinceramente que a causa desta falha não seja o facto de a maioria destes autores ter feito comics, porque se formos a ver bem, um comic tem o mesmo número de páginas de um álbum F/B, logo dá o mesmo trabalho a produzir (quiça mais, porque os autores em causa têm 20 dias para o produzir, enquanto que os de formato F/B têm quase um ano).

Mais uma vez a política de ‘”só nomeamos quem envia cópias à borlix para o júri’ está a fazer moça e a injustiçar aqueles que merecem reconhecimento.

Não se justifica que passado 20 anos, com um CNBDI por trás, não se saiba o que se publica no nosso país (ou lá fora) e se continue a requerer cópias gratuitas de uma obra, para que a mesma tenha o direito de ser analisada por um Júri de conhecedores da Nona Arte.

No final do Festival cá estaremos para comentar esta e outras polémicas, mas até lá, que todos os que visitem o FIBDA se divirtam e aproveitem para rever velhos amigos (e inimigos também).

E porque a vida de um velho do Restelo não pode ser só queixas aqui fica um momento de galhofa:

LOL

Anúncios

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: