RSS Feed

Rê Vê! 3 – A Fórmula da Felicidade Vol.1

 

Já dizia Christoper Walken algures nos anos noventa: ‘Study Math, kids. She has the secrets of the Universe.’.

A matemática é sem dúvida a mais abstracta e ao mesmo tempo simples ciência criada pela humanidade e muitos são os que já dizem até que através de números e fórmulas se pode explicar o Amor; algo que nós, os românticos e ingénuos defendemos ser impossível de desvendar. É pois de algo parecido que parte a premissa deste livro que vos apresentamos.

 

Filho de uma mulher de espírito livre como o vento presa a um vício que a destrói e de um disco de vinil de Jimmy Hendrix, Victor é um brilhante jovem Matemático que descobre como tornar lógico algo tão ilógico como um sentimento, através de uma fórmula que lhe permite a ele e a mais ninguém causar felicidade a quem o rodeia.

 

Como qualquer jovem inconformado com o mundo que o sufoca, Victor pretendia perceber como poderia encontrar a sua própria felicidade, mas acaba por desvendar algo que o torna tão cobiçado como se de um Messias se tratasse (uma posição na qual o personagem nunca pensou ser colocado, mas que acaba por aceitar como inevitável).

 

O primeiro volume da história acompanha o percurso que vai desde a infância ao momento em que Victor começa a fazer uso desta poderosa fórmula com a qual conseguir mudar momentaneamente a vida dos que ama e até daqueles que o desprezam.

Neste capítulo inicial, se ao mesmo tempo nos comovemos com as privações iniciais do personagem principal, também nos desiludimos quando já no final nos apercebemos que o nosso ídolo afinal tem pés de barro e que por mais que se ache superior a uma sociedade mesquinha, também ele comete os mesmos erros, acabando por se tornar numa espécie de dealer de felicidade.

Esta é uma daquelas histórias em que nos apetece ser um dos personagens, para que no momento em que o nosso herói se prepara para cometer um erro atrás de outro lhe possamos pedir que pare, pois sabemos de antemão que o arrependimento pode não matar, mas as suas acções podem afastar os que o amam e que sempre se preocuparam com ele.

 

De relevar a arte de Osvaldo Medina, uma arte madura, inovadora (por mim desconhecida) que transporta para uma infância passada, todos aqueles que viveram ou vivem no nosso Alentejo. Paisagens quentes, extensas e serenas, que ao serem contrastadas com as acções duras dos personagens que nelas se movimentam parecem minimizar a crueza das mesmas.

A narração visual que o artista faz deste Alentejo faz-me recordar a maneira como Virgílio Ferreira descrevia esta parte do nosso país em “A Aparição”, como uma terra desoladora para mentes menos resistentes à tristeza e para qual acabamos sempre por voltar por mais que lhe tentemos escapar.

 

Por razões de estratégia comercial optou-se por se dividir esta obra em dois volumes. Confesso que foi algo que não me agradou quando cheguei à página final da obra e me apercebi que teria de esperar mais um ano para saber o desfecho da mesma, mas acabei por aceitar porque também cheguei à conclusão de que algo tão bom não pode ser consumido de uma ‘colherada’ só.

Desta maneira vamos acabar por apreciar ainda mais a obra quando a mesma estiver completa, porque nos foi possível perceber cada ‘parcela’ da primeira parte desta ‘fórmula’ de Nuno Duarte e Osvaldo Medina.

 

Leva 4,5 vinhetas em 5 (o 0,5 fica para quando nos chegar a segunda parte).

formula

Anúncios

About sketchbookportugal

Revista On-line sobre Banda Desenhada e muito mais.

3 responses »

  1. Só para deixar a nota que o autor da história e do guião de “A Fórmula da Felicidade” é Nuno Duarte e não Nuno Artur Silva. De resto, excelente crítica.

    Responder
  2. Ainda só tive a oportunidade de ler o primeiro volume. Excelente. Deixou-me sem palavras, tanto a arte (que é genial) como o desenrolar da historia.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: