RSS Feed

As missivas do amigo Cardoso

“Como andam as coisas cá na casa…”

 

Ora bem. Pediram-me para escrever periodicamente cá para o Blog – acho que tem qualquer coisa a ver com o ratio dos comentários que já são alguns. Eu aquiesci. Depois lembrei-me de que se calhar – leia-se de certeza – não teria nada para dizer. Sou um tipo demasiado taciturno para ter alguma merda de interessante para dizer. Pensei um pouco mais e afinal até tenho. Posso muito bem comentar o andamento do nosso projecto em grande detalhe.

 

Como vos foi dado a ver, a Nono Império Produções, tem neste momento três séries em desenvolvimento. São elas Kunoichi, escrita por Ivan Carlo e desenhada por Henrique Valadas e Daniel Henriques; Colosso, escrita por Rui Ramos e ilustrada por André Beja (que acabou de nos confessar, uma vez que ele agora está cá na casa a trabalhar a tempo inteiro, que só se meteu nesta cena porque precisa de uns snickers novos); e por último um projecto mais prolongado por Carina Santos e Selma Costa (estamos mesmo orgulhosos das duas): A Lenda de Oren.

 

O nome a reter nesta primeira coluna é o do GEvan. O nosso designer de serviço, que além de muito talentoso e dedicado é um apaixonado por tudo o que tenha a ver com ilustração. GEvan é também um artista de BD com muito mérito (foi com orgulho que o vi ser premiado no concurso de BD de Pinhal Novo em 2006), tendo o seu trabalho sido publicado no Fanzine CAGanita na FBACR e também no terceiro e último número da Sketchbook (ainda se encontram umas cópias para venda em circulação nas lojas on-line, nomeadamente a Central Comics e na Nono Império).
Sou um apaixonado pelos traços simples, minimalistas mas de linhas sugestivas, e foi assim com muito gosto que soube do seu intento em participar no nosso projecto.

 

As boas e novas é que o GEvan desenvolveu três logotipos muito interessantes para as nossas três séries os quais me debruço agora aqui a analisar.

 

O primeiro é o logotipo de Kunoichi baseado numa ideia inicial do Henrique Valadas que envolvia um certo traço de carácter oriental. Gosto bastante e aprovo, porque qualquer trabalho em que o GEvan mete mãos a obra, sobretudo pela a sua criatividade e dedicação, resulta num trabalho imaculado. Além disso o GEvan também trabalha sobre a batuta de Mário Freitas, o homem por detrás da Kingpin Comics e dos lançamentos C.A.O.S e Super-Pig (Para quando o segundo, pá? Curti a brava o primeiro!) o que por si só um baptismo de fogo para qualquer artista. No final temos um logotipo que capta a intensidade violenta e de carácter oriental da série logo à primeira vista.

 

 

 

O logotipo do Colosso ao início parecia quase uma cópia dos Transformers, mas não porque não houvesse criatividade por parte do GEvan, não, nada disso.
O problema era que quando pensávamos no robô Colosso, e com o filme dos ditos cujos looming in the horizon, pensávamos sempre nos saudosos robots in desguise da nossa infância. E era isso que, inconscientemente, transmitíamos ao GEvan. Ora, isso não ajudou o rapaz em nada – a nostalgia nunca ajuda, só estorva – e durante uns tempos, imediatamente após ver os drafts dos primeiros logotipos, passávamos a vida a ver os trailers do filme disponíveis na net. Felizmente o GEvan encontrou um rumo e o logo está ai para dar cartas.

 

COLOSSO

O logotipo para A Lenda de Oren capta na perfeição o ambiente da própria série, que de início, muito confesso, me assustou um pouco por eu não ser um apreciador a 100% das temáticas de influência Manga. Era mais uma mistura de géneros do que algo de original mas através da dedicação e do valor criativo de ambas as autoras, e de alguns pointers valiosos, a autora, Carina Santos começou a escrever argumentos de BD à séria, a dominar o pace da historia e a desenvolver um enredo épico; já a artista, Selma Costa começou a descobrir um gosto tão grande pela arte sequencial que o trabalho do GEvan foi, na nossa modesta opinião, algo facilitado na criação do logotipo que podem ver em seguida.

 

 

LENDA DE OREN

 

 

Por agora é tudo. É quase meio-dia e vou comer umas pataniscas… O Ghost Rider estreia em cinema esta quinta-feira, livrem-se de não ir ver e gozar com aquilo que é a única coisa de jeito que de lá vai advir. Um fartote e umas horas bem passadas na companhia de pessoal porreiro. Sim por que a malta da BD ainda vai dominar o mundo.

 

Podem contar com esta coluna todas as segundas, mas mais para o final do dia, o.k.? A segunda é um inferno para mim porque geralmente aos domingos é me dado a ver o Paraíso, abruptamente interrompido… sempre. Acho que o Paraíso não é bem para mim.

 

Ricardo J. Cardoso (N.E.: o Elmano Sadino da BD nacional)

Anúncios

5 responses »

  1. Trabalho como designer e sem qualquer dúvida esse GEVan tem talento. Quanto ao resto sinceramente não consigo ter uma noção e realmente os logos do rapaz são bons. Quanto às artes sinceramente não me puxam mas talvez uma preview maior ajude a puxar o interesse.

    Arranjaram algum historiador japonês? Isso deve exigir mta pesquisa…

    Responder
  2. O argumentista de Kunoichi é professor universitário, em termos de pesquisa não temos nada a apontar tendo em conta que ele a faz e bem.

    Responder
  3. Boas!
    Caro Ricardo, só agora tive oportunidade de ver o que escreves aqui de minha pessoa.. E.. Muito obrigado pelas tuas palavras!

    Nada mais gratificante para um criativo, como ver a satisfaçao que o seu trabalho pode transmitir.

    Volto a dizer obrigado e espero sinceramente que os projectos tenham sucesso, e parabens a todos os envolvidos!

    Responder
  4. Ricardo gostava muito de saber mais sobre teus trabalhos e publicações. Cada dia que passa ando -me as voltas com BD e gostava muito de entrar de cabeça nesse mundo.
    Tenho acompanhado notas a teu respeito e os premios que tens ganhado e acredito que posso contar com vosso apoio
    Sei que és um gajo 5 estrelas e se puder entre em contanto enviando links de materias ou ate mesmo vosso contacto por meu email.
    Agradeço desde já e certo de que serei recompensada por vosso conheçimento em BD
    bjinhos sua fâ
    Gaby

    Responder
  5. WOW! Bem se estás a gozar está tudo bem na mesma, se estás a falar a sério podes acompanhar o nosso trabalho no novo Blog, embora não o actualize com a frequência que gostaria estou a planear uma mega actualização para breve. Temos desenvolvido muito trabalho, e, embora tenha começado a puxar orelhas a torto e a direito, tudo corre sobre rodas. Compramos uma nova estória, Soliton, passada inteiramente em Portugal com um grupo de jovens que se movimentam entre realidades alternativas.
    Sobre o prémio CC o mérito disso é dividido com o Diogo Valdas, nunca é de mais lembrar, e a votação tangencial não deve de abonar muito a meu respeito. O Sketchbook só já esta a venda na loja online da Central Comics, se quiseres uma cópia a borla envia o teu endereço. Se queres participar, envia-nos o teu ‘folio para nonoexpress@gmail.com, estamos sempre a procura de artistas …

    Um abraço e obrigado pelas palavras carinhosas,

    Ricardo!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: